Câmara aprova Ouvidoria Municipal e valor mínimo salarial dos servidores

por Administrador publicado 09/03/2017 12h00, última modificação 09/03/2017 22h42
Na sessão desta quinta-feira, 9, da Câmara de Vereadores, após a apresentação de uma série de indicações e requerimentos, teve como primeiro vereador inscrito Alex Dentinho, explicando a importância de um requerimento de sua autoria, que é uma homenagem ao jogador lagartense Diego Costa. Comungando da mesma ideia, Fábio Frank afirmou que fez uma indicação semelhante em 2014, mas que não tinha sido atendida ainda.

Um dos projetos mais esperados foi a indicação feita pelo presidente da Câmara Ibrain Monteiro, do projeto de Lei Complementar de autoria Poder Executivo Municipal: a criação da Ouvidoria Geral do Município.

Fábio Frank, líder do Governo, afirmou que o objetivo da Ouvidoria é auxiliar a população para que a mesma possa fazer reclamações ao Poder Executivo e secretarias. Em seguida, o projeto foi submetido à votação e aprovado por unanimidade.

Posteriormente foram colocados em discussão os seguintes projetos de lei, também da Prefeitura Municipal: a concessão de subvenção social ao Lagarto Futebol Clube e a fixação do menor valor de vencimento dos servidores públicos municipais; tendo sido também aprovados pelos vereadores presentes.

Posteriormente, foi submetido à votação e discussão o veto de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos básicos dos servidores do Poder Legislativo, o qual também foi aprovado. Na sequência foi colocada em votação a indicação de Fábio Frank para que conceda o título de cidadania lagartense à Hilda Ribeiro.

Atendendo à solicitação de Baiano do Treze, o presidente da Associação dos Estudantes Universitários, Danilo Menezes, fez uma explanação sobre a prestação do serviço do transporte escolar e os benefícios trazidos para a sociedade lagartense.

Já Marta da Dengue requereu e foram aprovados pelo plenário votos de congratulação ao padre Raimundo Diniz, Pároco da nossa cidade, pela passagem do seu aniversário ocorrido no último dia 23 de fevereiro.

No grande expediente, o primeiro orador foi Gilberto da Farinha, que comentou sobre a necessidade de solucionar a situação envolvendo animais soltos nas rodovias, com prejuízos causados à sociedade em decorrência do abandono de animais nas estradas e da hipótese de que seja criada alguma forma de penalizar os proprietários dos animais.

Já o vereador Soró afirmou que esta situação pode ter sido causada pela falta de condições financeiras do proprietário, sendo o animal deixado nas estradas como uma forma auxiliar na criação dos mesmos.

Na sequência, JC falou sobre a participação do deputado Fábio Reis em obras do município. Logo após fez uso da palavra Josivaldo dos Brinquedos, trazendo à discussão sobre a privatização da Deso, afirmando que por trazer lucros, acredita que não seja esta a melhor opção.

Para finalizar, Creusa do Oiteiros falou sobre a situação de emergência em algumas regiões do município decorrente da falta de água. Criticou uma PEC do Governo Federal que tem como objetivo alterar os critérios para aposentadoria do trabalhador rural, e pediu sensibilidade por parte do Poder Público, enaltecendo os agricultores.