Câmara de Lagarto celebra aprovação do piso salarial para agentes de saúde e endemias

por Louise Wine Nunes Batista publicado 20/07/2022 09h00, última modificação 28/07/2022 08h00
Sessão teve momentos marcantes com música, homenagens e muita emoção.

A última semana completa de julho foi marcada por Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Lagarto. No plenário, estiveram presentes membros do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias (SINDIACSE), que destacaram a aprovação da PEC 120/22, que trata do reajuste do piso salarial nacional.

A presidenta do SINDIACSE, Adilma Lisboa, subiu à tribuna e salientou a luta da força sindical na busca por esse objetivo. “Nós defendemos o SUS, enfrentamos a pandemia, perdemos pessoas próximas. Mas tudo isso é muito amor, muita luta. Que os agentes aqui presentes saibam que nós estamos sendo valorizados. Os agentes comunitários de saúde e de endemias fazem a diferença na vida dos lagartenses e dos brasileiros”, comentou.

Os parlamentares também tiveram seu momento de fala, comentando e reconhecendo a dedicação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O vereador Josivaldo da Equoterapia foi um deles, e disse: “Vocês entram nas nossas casas, vocês sabem das necessidades do povo, vocês devem ser cada vez mais respeitados. Os agentes são o coração da necessidade da população. Parabéns, de verdade!”.

O vereador Matheus Corrêa reforçou o orgulho da conquista dos trabalhadores. “Hoje foi o melhor dia da legislatura, sem dúvida. A presença de vocês que conhecem a realidade de Lagarto, que conhecem as residências dos lagartenses, engrandece ainda mais essa luta de tantos anos. Hoje o que vemos é um sentimento de vitória”, disse.

Reconhecendo a batalha dos agentes, a parlamentar Marta da Dengue felicitou os profissionais pela conquista da emenda. “Nunca presenciei uma sessão tão harmoniosa como a de hoje. Me sinto parte desse momento principalmente por causa da minha história com os agentes de endemias. É uma luta que eu compartilhei e sei que é árdua, também por isso eu parabenizo esse trabalho, porque quando vocês chegam numa casa muitas vezes a pessoa quer desabafar, ter um apoio, e vocês vão além”, destacou Marta.

Quem também passou pelo plenário foi a prefeita Hilda Ribeiro, que deu ênfase à alegria diante dos agentes. “Muito feliz por esse momento, por todos vocês. Os agentes de Lagarto são elogiados no estado inteiro! Vocês têm muito amor, têm muita dedicação. Parabéns por essa luta!”, afirmou.

Outro parlamentar que tem história junto aos agentes de combate às endemias é o presidente da Casa Legislativa, Amilton Fontes. O vereador ressaltou sua trajetória no Centro de Controle de Zoonoses e o quanto esse avanço era merecido. “Quero parabenizar Adilma e a todos os agentes, que têm muito tempo de luta. Fiquei muito feliz com a aprovação da PEC, os dois salários mínimos e o aumento automático. Lagarto é um exemplo quando o assunto é agente de saúde e endemias!”, disse Amilton.

O presidente parabenizou ainda a prefeita Hilda Ribeiro e o secretário municipal da saúde, Marlysson Magalhães, pelo trabalho realizado em prol dos lagartenses.

Fonte: Ascom CML