Câmara de Lagarto entrega Moção de Aplausos à docentes da UFS

por Louise Wine Nunes Batista publicado 17/05/2023 09h00, última modificação 26/05/2023 05h42
Projeto de autoria do vereador Gordinho homenageou os professores e pesquisadores James Almada e Paulo Martins Filho.

Na manhã desta terça-feira, 16, a Câmara Municipal de Lagarto recebeu representantes da Universidade Federal de Sergipe com uma moção de aplausos de autoria do vereador Gordinho de Jorge da Laranja, destinada aos docentes James Almada (Farmácia) e Paulo Martins Filho (Educação em Saúde).

A moção de aplausos teve como referência a presença dos professores do Campus de Lagarto no ranking internacional AD Scientific 2023, ressaltando os dois docentes entre os principais pesquisadores da América Latina em suas áreas de conhecimento: Ciências Naturais, no caso do professor James Almada, e Patologia Investigativa no caso do professor Paulo Martins Filho.

Na sessão legislativa estiveram presentes o reitor da UFS, professor Valter Santana, o vice-reitor, professor Rosalvo Ferreira, pró-reitores e a direção do Campus de Lagarto, além das chefias de setores e departamentos.

O vereador Gordinho, autor do requerimento, destacou o trabalho dos docentes e a importância deles para o bem-estar social. “Tive a felicidade de acompanhar o nascimento da UFS Lagarto. Ter os senhores aqui nessa Casa muito nos alegra. Em nome desse parlamento e da sociedade lagartense, digo, muito obrigado! Por contribuir não só com o nosso município, mas com o crescimento mundial. Porque os dados das pesquisas chegam a todos, são publicados, e podem melhorar a vida da população. E esta Casa não poderia ser omissa a esse fato histórico”, salientou.

À comunicação da universidade, o reitor comentou sobre acreditar que o momento é de celebrar, mas também de traçar novas metas. “Uma universidade vive de ciclos de desenvolvimento e nós estamos agora num momento de crescimento, somos um motor de desenvolvimento. Foi assim em São Cristóvão quando o campus começou, foi assim também aqui em Lagarto, com as mudanças que a presença do campus proporcionou. E nós agora estamos aqui na Câmara Legislativa, que é a casa do povo, acho que isso reflete bem a nossa forma de enxergar a instituição”, disse.

O professor Paulo Martins Filho, o primeiro a subir ao plenário, não escondeu a gratidão diante da moção de aplauso. “Para mim é uma honra sem tamanho poder ajudar de alguma forma as pessoas através da ciência e ajudar a colocar o nome da nossa universidade e da cidade de Lagarto como centro de referência em ensino e pesquisa. Agradeço a cidade de Lagarto pelo reconhecimento e continuo à disposição do município para o que for preciso”, comenta ele.

Para o professor James Almada, o trabalho conjunto é o que possibilita receber essa homenagem. Ele também destaca a importância da pesquisa em prol do bem comum. “É um esforço coletivo. Eu agradeço muito a UFS e também a todos os colaboradores que foram importantíssimos em todos esses anos de pesquisa. Muitos dos artigos que foram realizados tiveram impacto direto na mudança de políticas públicas, em especial em momentos muito críticos da pandemia de Covid-19. É gratificante ver esse impacto positivo na saúde pública, pois a Ciência não tem fronteiras e muda o mundo”, disse.

Quem também comentou esse momento importante foi o presidente da Casa Legislativa, o vereador Amilton Fontes. “Para nós, do parlamento lagartense, é um orgulho poder reconhecer cada vez mais oficialmente o trabalho que esses grandes nomes da docência trazem para Lagarto. E além disso, eles elevam o nosso município através do poder da ciência e educação. O reconhecimento é mais que merecido”, finalizou.

Fonte: Ascom CML/UFS