Crise hídrica no município é discutida na Sessão desta terça-feira

por Administrador publicado 14/03/2017 09h30, última modificação 16/03/2017 09h31
Secretário municipal de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Flamarion Déda, usou a tribuna para prestar informações acerca da deficiência hídrica no município, argumentando sobre as causas e possíveis consequências, bem como sobre a possibilidade de decretação de estado de emergência ou de calamidade pública.

O início da sessão desta terça-feira, 14, foi marcada mais uma vez por uma série de requerimentos e indicações.

No pequeno expediente, Josivaldo dos Brinquedos discorreu sobre a importância da sua indicação: a construção de uma praça no Jardim Campo Novo. Na sequência, Alex Dentinho comentou sobre o seu requerimento solicitando: a construção de um campo no Povoado Brejo.

Marta da Dengue, em sua fala, asseverou sobre seu repúdio diante da “roubalheira” praticada por políticos no país e as consequências nefastas de tais condutas.

IMG_2777.JPG

O presidente da Câmara de Vereadores, Ibrain Monteiro, falou da importância da sua indicação para que se efetivasse um comodato de um terreno localizado próximo ao BNB Clube, em benefício do Lagarto Futebol Clube. Em seguida, pediu alteração no Projeto de Lei 200/2006, para facilitar a aquisição de residências em Lagarto.

Atendendo à solicitação de Creusa do Oiteiros, o secretário municipal de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Rural, Flamarion Déda, usou a tribuna para prestar informações acerca da deficiência hídrica no município, argumentando sobre as causas e possíveis consequências, bem como sobre a possibilidade de decretação de estado de emergência ou de calamidade pública.

IMG_2785.JPG

Em debate sobre o tema, a vereadora Creusa do Oiteiros informou que a Prefeitura de Lagarto vem realizando esforços para solução do problema, porém a quantidade de instrumentos utilizados para que isso ocorra ainda não é suficiente, já que as famílias que sofrem com a seca, infelizmente são muitas.

O vereador JC, por sua vez, comentou sobre a necessidade de que atitudes para sanar o problema da seca sejam praticadas de forma igualitária.

Ainda em debate, Josivaldo dos Brinquedos, falou sobre a possibilidade da participação do exército para auxiliar a população. Também questionou sobre a participação dos governos Federal e Estadual caso seja decretado o estado de  emergência. Comentou ainda sobre a busca da ecoterapia por parte dos pais que têm sob sua responsabilidade, crianças especiais que poderiam se beneficiar desta prática. Também falou sobre a necessidade ainda maior da valorização da cultura do município enfatizando o grupo Arriba-saia, quadrilha junina da cidade.

IMG_2791.JPG

Em agradecimento pela presença do secretário Flamárion Déda, o presidente Ibrain Monteiro afirmou ser necessário o desmembramento da Secretaria do Meio Ambiente da de Desenvolvimento Rural, tal atitude não somente trará benefícios sociais para o município, tendo em vista às demandas, mas também benefícios financeiros.

Em continuidade, o vereador Gordinho da Laranja, comentou sobre um Projeto de Lei que institui a Semana da Agricultura Familiar. Comentou, ainda, sobre uma emenda parlamentar no valor de 150 mil para pavimentação de ruas na Colônia Treze e sobre a situação do transporte público.

IMG_2792.JPG

JC falou sobre as verbas indenizatórias, assunto polemizado em legislaturas anteriores. À parte o presidente Ibrain Monteiro afirmou que os comentários feitos pelo colega não foram benéficos, já que ocultaram nomes, e que quando a Câmara foi entregue para a gestão atual, a antiga presidente, Marta da Dengue, deixou a "casa limpa”.

IMG_2800.JPG

Prosseguindo, Fábio Frank, comentou sobre projeto de lei que visa impedir que a Deso interrompa o fornecimento de água nos feriados e finais de semana.

Finalizando, Joselmo Simões falou sobre a possível transferência do Senac para outra cidade, mesmo tendo sido doado terreno pela Prefeitura Municipal. Sua fala teve interferências dos vereadores Baiano do Treze e Fábio Frank reforçando a situação.