Dia Mundial de Conscientização do Autismo

por Administrador publicado 03/04/2018 12h00, última modificação 05/04/2018 13h04
Em atendimento ao requerimento nº 16/2018, de Josivaldo Alves Santos, fez uso da palavra as Sras. Cristiane de Souza Gonçalves Pandolpho e Fátima Tavares Lisboa, explanando sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

No pequeno expediente, da sessão da última terça-feira, 3, o primeiro vereador a usar a palavra foi Josivaldo Alves, discorrendo sobre sua indicação que solicita a possibilidade de a Câmara de Vereadores disponibilizar um terreno para a edificação de uma Casa de Apoio (frisando a necessidade e relevância desta para a cidade de Lagarto). Enfatizando que a Maçonaria proporcionaria a aquisição/construção desta, próximo ao hospital.

O segundo inscrito, José de Carvalho, discorreu sobre a sua indicação que solicita o calçamento do povoado Santo Antônio, para proporcionar uma melhor qualidade de vida para os residentes. Aproveitou para agradecer ao prefeito Valmir Monteiro, ao presidente da Câmara, Ibrain Monteiro e Ginaldo do Feijão pela festa na “Quinta-Feira Maior”, assim como, pelos peixes que foram mandados para a comunidade carente da Matinha. Finalizando a sua fala, informou que irá visitar o Quilombo, onde o calçamento já foi concluído, e que a partir de agora será dado início a obra na praça.

O terceiro orador, Creusa Maria, dando ênfase ao mês de abril, ressaltou a necessidade de se refletir e conscientizar acerca do autismo.

O quarto Vereador, JC, enfatizou novamente a relevância de os projetos serem levados para a sessão para serem discutidos pelos senhores vereadores.

O quinto inscrito, Gilberto de Santana, destacou a situação que o Povoado Jenipapo está passando com a falta de água, por parte da Deso, ressaltando que está indignado e triste com a presente situação das pessoas que passam essa necessidade. Finalizando sua fala ressaltou sobre a importância de se refletir e se conscientizar sobre as pessoas que tem algum tipo de deficiência.

O sexto orador, Fábio Frank, informou o sobre o Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira, 5 de Abril na Escola Municipal Frei Cristóvão. Comentou sobre a assinatura de recursos federais disponibilizados para o município, entre os quais serão implantados no município dois CRAS, um para a Colônia Treze, o outro ainda está sendo analisado acerca do local onde será efetivado.

O sétimo inscrito, Marta da Dengue, ressaltou sobre o requerimento acerca da compra de um carro para a Guarda Municipal, visto que o dinheiro já está na conta, e que os agentes necessitam de um carro a mais para o serviço.

O oitavo Vereador José Luís discorreu sobre a sua indicação em que solicita que a COHIDRO e o Deputado Gustinho Ribeiro, consigam construir mais um poço artesiano na comunidade do Açu Velho e da Baixinha. O mesmo destacou também a sua indignação com a falta de atenção da DESO para com a comunidade Jenipapo e da Brasília. Finalizando, enfatizou a importância dos parlamentares se unirem, para que juntos, consigam o bem comum da comunidade.

O nono orador, Josivan Rodrigues, falou estar indignado por seus pedidos não terem sido atendidos pelo governador Jackson Barreto. Ressaltou que é impressionante o desrespeito do Governo do Estado pela Câmara Municipal de Lagarto. Destacou também que a questão dos postes da Colônia Treze precisa de uma solução e finalizou parabenizando as profissionais presentes na sessão acerca do trabalho que as mesmas têm realizado para com o autismo.

Foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 06/2018, que dispõe sobre a revisão geral dos vencimentos básicos dos servidores efetivos do Poder Legislativo. Sendo aprovado por unanimidade em primeira discussão.

Na sequência, em atendimento ao requerimento nº 16/2018, de Josivaldo Alves Santos, fez uso da palavra as Sras. Cristiane de Souza Gonçalves Pandolpho e Fátima Tavares Lisboa, explanando sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.