Iluminação pública, saúde e alimentos nas escolas foram alguns dos assuntos desta quinta-feira

por Administrador publicado 11/05/2017 12h00, última modificação 12/05/2017 10h34
Na leitura das matérias da sessão desta quinta-feira, 11 de maio, incluiu a MOÇÃO DE PESAR da CÂMARA de Vereadores, em que MANIFESTA PESAR PELO FALECIMENTO DA Sra. JOSEFA BARBOSA DOS REIS ROMÃO, OCORRIDO NO DIA 9 DE MAIO. "É, POIS, JUSTA A HOMENAGEM PÓSTUMA DESTA CASA, REPRESENTANTE DOS MUNÍCIPES, A UMA CIDADÃ QUE ESTÁ A MERECER A SAUDADE. APRESENTAMOS-LHE ESTA MOÇÃO QUE BEM ATESTA OS SENTIMENTOS DE SOLIDARIEDADE DESTA NOBRE CASA, NESTE DOLOROSO TRANSE QUE ATINGE AOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS".

A Vereadora Marta da Dengue na oportunidade fez o requerimento verbal, solicitando a presença de Iury da Silva Rodrigues para explanar acerca do seu livro ‘O lugar para respirar’.

No pequeno expediente, a Vereadora Creusa dos Oiteiros comentou sobre projeto de Lei de sua autoria em que denomina Rua Travessa Nossa Senhora de Fátima - um anseio da população local.

Na sequência, JC solicitou agilidade no atendimento de requerimentos feitos pelos parlamentares, afirmando que existem dificuldades de serem atendidos.

No grande expediente, o primeiro orador foi Josivaldo dos Brinquedos, que através de dados obtidos, explanou acerca da taxa de iluminação pública, sua arrecadação e a aplicação, no decorrer do ano de 2016 e nos primeiros meses do ano vigente. À parte, Fábio Frank informou que devido ao processo de licitação ainda está em fase conclusão, algumas ruas do município encontram-se com a iluminação precária.

A segunda oradora, Marta da Dengue, comentou sobre a reunião realizada na última terça-feira com o Promotor de Justiça, afirmando que este demonstrou preocupação em relação a diversos problemas no município, como por exemplo o mercado municipal, saúde pública e educação.

O terceiro vereador, Gilberto da Farinha,  disse que a população "não quer saber" acerca de dados referentes à taxa de iluminação pública, mas do serviço prestado. Informou também que a Rua Antônio Matias já está sendo reformada, e que em reunião com o promotor de Justiça, obteve diversas informações acerca da situação dos Mercados da Colônia Treze, da Brasília, do Jenipapo, dentre outros problemas da cidade.

O quarto orador Carlos Eduardo informou de um projeto para os alunos, que os estimula no desempenho escolar através de premiações e mostram o melhor desempenho na aprendizagem. Disse, ainda, que através de informação obtida em uma reunião com o promotor, futuramente será proibido o fornecimento de alguns tipos de alimentos nas escolas, os quais prejudicam a saúde dos alunos. Posteriormente asseverou sobre o prazo de concessão dos boxes do mercado municipal, bem como sobre a necessidade de reunião com o prefeito e o Promotor de Justiça, para que em discussão acerca do matadouro e do Mercado da Colônia Treze estes não sejam fechados.

Ainda no grande expediente, Baiano do Treze comentou sobre o calçamento de duas ruas localizadas na Colônia Treze. Também comentou sobre emendas destinadas pelo Deputado Valadares Filho, sendo estes recursos aplicados no Treze, na Brasília e no Jenipapo; e sobre o seu requerimento em que solicita a presença do Secretário de Segurança Pública.

A sexta oradora, Creusa do Oiteiros, comentou sobre o projeto referente ao salário dos professores do município, a ser discutido e votado nas próximas sessões,  após a sua devida verificação de conteúdo.

À parte concedida, JC solicitou que o Projeto esteja disponível antes da próxima sessão para que a comissão possa analisar o conteúdo antes da votação. Posteriormente, comentou sobre a necessidade de conclusão do processo de licitação para que os serviços sejam prestados à população, e sobre a possibilidade de realização de concurso público para a guarda municipal, que com o aumento de efetivos da guarda possa intensificar a segurança no município.

Ainda em sua fala, mas como orador, JC, falou sobre a reabertura do Hospital Nossa Senhora da Conceição e teceu comentários acerca problemas envolvendo funcionários da prefeitura e IPES, em relação à aposentadoria e desligamento automático deste com o plano de saúde mencionado, sendo esses funcionários estão sendo prejudicados.

Em parte concedida, Ibrain Monteiro sugeriu que fosse realizada uma reunião com o Procurador do município e o advogado do Poder Legislativo para que desta forma seja analisada uma maneira de solucionar os problemas entre o plano de saúde e funcionários aposentados.

O último vereador a usar a tribuna foi Fábio Frank que informou que o suco fornecido em escolas do município são de polpa de frutas e que a alimentação nas escolas tem a supervisão de nutricionista, o que contrapõe ao expressado pelo promotor em reunião. E para finalizar falou sobre o atraso dos salários de funcionários do Asilo Santo Antônio.