Jornalista Bizan Velô é primeira pessoa trans a receber título de cidadã lagartense

por Louise Wine Nunes Batista publicado 29/09/2023 10h00, última modificação 30/10/2023 07h15
Apoio à cultura e teor opinativo marcam a história de Bizan no jornalismo local.

Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de Lagarto, uma pessoa trans recebeu o título de cidadã lagartense. Quem recebeu a homenagem foi a jornalista Bizan Velô de Sousa Fontes, conhecida por seu trabalho opinativo, além do engajamento nas causas LGBTQIAPN+. A resolução n° 238 foi apresentada em conjunto por dois vereadores: Josivaldo da Equoterapia e o presidente da Casa Legislativa, Amilton Fontes, sendo subscrita pelos outros 15 parlamentares.

Para a jornalista, o momento foi de relembrar as conquistas que destacaram sua trajetória. “No prêmio Cultura nas Mãos, do Ministério da Cultura, foram premiadas apenas 27 ONGs, e a única do estado de Sergipe foi a Alga. E o prêmio que considero mais importante, o ‘Cultura e Saúde’, em 2010, com o único premiado em Sergipe sendo a Associação Lagartense de Gays [Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros – Alga], da qual eu presidia. Isso tudo me dá orgulho porque era o nome de Lagarto que eu estava levando. Se hoje eu consigo exercer a minha profissão como jornalista, foi graças a essa colcha de retalhos que estão aqui, que construíram a minha personalidade, o que Bizan é hoje”, salientou.

Bizan ainda destacou a representatividade de seu trabalho e a gratidão pelo reconhecimento. “Eu não nasci pra ser objeto de curiosidade, Bizan nasceu para representar uma faixa da nossa população que tem como expectativa de vida apenas 35 anos. Gostaria de agradecer aos vereadores Josivaldo e Amilton, pela proposição, e a todos os parlamentares que subscreveram”, disse.

O vereador Josivaldo da Equoterapia, um dos autores da proposta, deu ênfase ao sentimento de orgulho por reconhecer a cidadania da homenageada. “Não sou dono da verdade, não sou detentor de todo o conhecimento, mas a gente sempre procura fazer o que é correto. E quem é cristão quer o melhor para o próximo e respeita o outro do jeito que ele é. […] E vendo o quanto a jornalista Bizan Velô trabalha pela nossa cidade, me sinto honrado por poder estar aqui e te dando algo que você conquistou”, afirmou ele.

Para o presidente da Casa Legislativa, uma das perspectivas importantes da jornalista é a intelectualidade. “Eu e Bizan discutimos bastante nas ideias, mas sempre nos respeitamos. Chegamos a ficar duas horas no telefone conversando sobre o regimento da Casa Legislativa, sobre as interpretações das leis, e no final ela seguia com a opinião dela [risos]. Bizan Velô me conquistou por sua inteligência, por seus textos”, comentou Amilton.

E acrescentou “me orgulho em dizer que sou de uma Lagarto de Silvio Romero, Laudelino Freire, mas estamos num mundo de Claudefranklin Monteiro, de Floriano Fonseca, e Lagarto de Bizan também. Hoje ela recebe o título de cidadania lagartense, me orgulho em dizer que Bizan é uma nova papa-jaca”.

Foto: Ascom CML