Lei Orçamentaria para o exercício de 2018 tem primeira discussão na Sessão desta quinta-feira

por Administrador publicado 08/06/2017 21h10, última modificação 08/06/2017 21h08
Na sessão dessa quinta-feira, 8, no pequeno expediente, o primeiro a usar a tribuna foi Itamar Santana, falando sobre a retificação do seu Projeto de Lei que objetivava garantir o direito à meia passagem, em transporte público municipal, a idosos, deficientes e estudantes. Agora, o projeto visa garantir o direito apenas aos estudantes, uma vez que, os idosos e deficientes possuem este direito em legislação vigente.

JC externou apoio ao Projeto Itamar de Santana e comentou sobre seu requerimento que requer a presença do secretário de saúde Alberto Cavalcante para explanar sobre a aplicação de investimentos no valor de 700 mil reais destinados à saúde. Em fala pessoal, o presidente Ibrain Monteiro informou que em breve será submetido ao Poder legislativo Projeto oriundo do Poder Executivo objetivando doação de terreno para construção do Hospital de urgência e Emergência Primavera, um marco na saúde lagartense.

Na ordem do dia, foi submetido à votação e aprovado o Projeto de Lei do Poder executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentaria para o exercício de 2018. Em discussão, JC disse da importância dos parlamentares terem conhecimento do seu conteúdo e tempo hábil para estudo detalhado da Lei em discussão.

Após a deliberação do dia, Creusa do Oiteiros assumiu, interinamente, a presidência.

No grande expediente, Itamar Santana, falou sobre a participação do secretário da Cultura, da Juventude e do Esporte, Rafael Monteiro, juntamente com o Diretor da Juventude, Mharcyo Cruz, no Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas para a Juventude, realizado no último dia 5 de junho. Em seguida, informou que foi solicitado por Rafael ao deputado federal, em nome do Prefeito Valmir Monteiro, apoio para viabilizar a reforma geral do Ginásio de Esportes Rosendo Ribeiro Filho ("O Ribeirão") e o patrocínio para a realização do Festival da Mandioca. Também informou sobre a inauguração do escritório do Hospital do Câncer, afirmando ser este empreendimento viabilizado através do empenho do secretário Rafael junto a André Moura.

À parte, Alexsandro Dentinho, falou que em audiência o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, juntamente com o vereador Gilberto da Farinha, foram discutidas questões relativas ao Barretão e ao “Ribeirão”. Em relação ao Barretão foram liberados três milhões de reais.

Retomando a fala, Itamar Santana informou sobre o lançamento através, do secretário de Administração Floriano Fonseca, do agendamento on line de férias e licenças. Também comentou sobre a blitz realizada no município com o objetivo de divulgação da Ouvidoria Municipal de saúde, para os usuários do SUS, possibilitando a realização de reclamações e sugestões. Finalizando, parabenizou o Programa Horta nas Escolas, de iniciativa da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Educação e de. Meio Ambiente.

O terceiro orador, Baiano do Treze, comentou sobre suas indicações que têm como objetivo beneficiar a população da região do Povoado Luiz Freire, e que solicitará ao senador Valadares e ao deputado Valadares Filho, emendas para beneficiar o Povoado Pururuca. Comentou, ainda, sobre sua solicitação para a construção de um poço artesiano no Povoado Galo Assanhado dentre outras solicitações em benefício do município.

O quarto vereador Carlos Eduardo, comentou sobre a possibilidade dos parlamentares recorrerem ao Governo Estadual melhorias para a segurança dos universitários, alvo constante de assaltos. Também comentou sobre a possibilidade do aumento da taxa de iluminação da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe-CERCOS.

Ainda no grande expediente, Alexsandro Dentinho informou sobre a entrega de equipamentos de hemodiálise para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, adquiridos através de emenda do deputado Fábio Reis. Posteriormente, através de vídeo reproduzido em sessão, explanou sobre a perfuração de poço artesiano no Povoado Matinha, sendo este o atendimento da sua indicação. Informou também sobre a vinda do Ceac Móvel à Colônia Treze, em atendimento à sua solicitação, onde aproximadamente duas mil pessoas serão atendidas.