Mês da mulher: Câmara de Lagarto promove homenagens e reflexão sobre a saúde feminina

por Administrador publicado 09/03/2021 12h00, última modificação 10/03/2021 18h58
Em homenagem ao mês da mulher, a Câmara Municipal de Lagarto promoveu um momento especial na sessão legislativa da última terça-feira, 9. A intenção foi demonstrar a admiração para com as protagonistas do período, mas não só isso, também voltar os olhos para um tema muito importante: a saúde da mulher.

Logo no início do momento, foi exibido um vídeo produzido pela Casa Legislativa com a participação de Luana Nascimento, lagartense que enfrenta o câncer de mama. A história de luta, força e empoderamento de Luana, mostra o exemplo dela para outras tantas mulheres.

Contando sua trajetória, Luana desabafou sobre o processo de transformação que vem enfrentando em sua vida. “Estou me descobrindo. Muitas mulheres se prendem aos padrões de beleza, aos padrões impostos pela sociedade. Mulheres, nós somos muito mais que um cabelo, muito mais que uma pele. Nós somos muito mais que um peito. Eu não me resumo a um peito, a um cabelo, a uma unha, a uma maquiagem. Nós somos muito mais que isso, mulheres. Então, mais sororidade”, pediu ela.

Em seguida, o presidente da Câmara, Amilton Fontes (PSC), levantou uma série de perguntas sobre o trabalho dos parlamentares a respeito da saúde da mulher.

“Será que a gente já se perguntou como estão as mulheres do nosso município, as mulheres que estão sofrendo com o câncer? Será que algum vereador já procurou saber se elas estão tendo transporte, se estão tendo as medicações e exames? Isso faz parte do nosso trabalho! Isso faz parte da nossa função de fiscalizar o município. Dia das mulheres não é apenas dia de parabenizar as mulheres. É momento de refletir se estamos cumprindo a nossa função delegada pelo povo, pelas mulheres. Será que estamos cumprindo com a nossa missão de cuidar da saúde delas?”, questionou Amilton.

Ainda na ocasião, as funcionárias da Casa Legislativa foram chamadas para a tribuna de honra, junto da única mulher parlamentar da Câmara de Lagarto, a vereadora Marta da Dengue (MDB).

mes-da-mulher-1.jpeg

Foto: Ascom CML

Em sua fala, ela destacou a importância da representatividade feminina e da busca por outros espaços de fala.

“Como é bonito ver as mulheres [funcionárias] desta Casa florindo o ambiente. No próximo mandato vamos lutar para dividir essa Casa com outras vereadoras, não é? [...] Nossa luta é constante, ainda merecemos ser mais reconhecidas. Nos poderes, a frente de trabalhos, em tudo que a mulher está sempre representando. Que as mulheres sejam sempre encorajadas a buscarem sempre mais”, afirmou Marta.

Para conferir o vídeo completo da homenagem à Luana Nascimento, basta acessar o Instagram ou Facebook da Casa Legislativa, pelo @camaradelagarto.

Fonte: Ascom CML.