Presidente da Associação Folclórica de Lagarto, Ione, explana sobre a quadrilha junina Arriba-Saia

por Administrador publicado 06/04/2017 12h00, última modificação 09/04/2017 13h55

Em virtude do ocorrido na última terça-feira, 4, com a visita do Governador Jackson Barreto, o Presidente, Ibrain Monteiro, em fala pessoal externou algumas considerações acerca das gestões plenárias, decoro e etiqueta que rege a relação institucional do setor público.

No pequeno expediente, o primeiro vereador inscrito, Washington da Mariquita, agradeceu a presença do Presidente da Cohidro, no último final de semana, no povoado Piabas, possibilitando que problemas sobre falta de água naquela região fossem solucionados. Agradeceu o atendimento de sua solicitação ao Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública, os quais possibilitaram a realização, no povoado Tapera dos Gatos, do mutirão do RG, no qual foram atendidas 150 pessoas. Washington informou aos colegas Vereadores que este projeto será levado também para os povoados Piabas, Rio Fundo e Carcará.

Na sequência, a vereadora Marta da Dengue parabenizou o Secretário de Obras, Noel Souza, pelo atendimento de sua indicação pela reposição de lâmpadas e poda de árvores da Praça Sílvio Romero. A parlamentar solicitou também que a empresa responsável pelas obras de esgotamento sanitário nas ruas da cidade, reponha os paralelepípedos retirados das ruas.

Posteriormente, o terceiro orador inscrito, vereador JC expressou sua indignação diante da inércia por parte do responsável pela empresa MRM e a gerente da Caixa Econômica Federal, em  responder às solicitações feitas. Em seguida, parabenizou o presidente Ibrain Monteiro por ter subscrito a indicação de sua autoria, a qual solicita que seja feita a doação do terreno onde funcionava a Escola Municipal do Povoado Rio das Vacas para o Governo do Estado, para a construção de uma quadra poliesportiva na localidade.

O quarto orador inscrito, vereador Clayton Moore, falou sobre o sua solicitação para a presença do Superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares-EBSERH, para explicações sobre a implantação do Hospital Universitário em Lagarto. Também solicitou a vinda do professor e historiador Claudefranklin Monteiro, para explanar sobre o aniversário da cidade de Lagarto.

O quinto orador, vereador Fábio Frank, afirmou que já está sendo feito o requerimento que solicita a presença do secretário Floriano Fonseca para falar sobre o aniversário da cidade e que o requerimento mencionado será lido na próxima semana. O vereador também parabenizou o colega Clayton pelas proposituras de sua autoria demonstrando ser um parlamentar de alto nível. Agradeceu também à Secretaria de Obras, pela revitalização da iluminação pública, não somente na sede do município, mas nos povoados também. Informou, ainda, sobre a compra de três tampas de caixas d`água para o Povoado Brasília em atendimento à solicitação do Vereador Soró da Brasília. Por fim, parabenizou o secretário da Cultura, da Juventude e do Esporte, Rafael Monteiro, pela reforma do Ribeirão.

Em atendimento à solicitação do vereador Alex Dentinho, usou a palavra a Presidente da Associação Folclórica de Lagarto, Ione, explanando sobre a quadrilha junina Arriba-Saia e sobre a necessidade de recursos para que esta represente Lagarto em outros Estados. Ione também falou sobre a importância da valorização da cultura e os parlamentares expressaram apoio à Arriba-Saia, reconhecendo a sua importância para a cultura local.

Na sequência, o Diretor de Urbanização da Secretaria de Obras, Sandro do Boieiro, falou sobre a distribuição de água nas regiões atingidas pela crise hídrica, decorrente da estiagem de três meses, na nossa região. Em seguida, foi aberta a oportunidade para os Parlamentares externaram opiniões e reconhecimento acerca do serviço prestado às comunidades necessitadas.

No grande expediente, o primeiro inscrito, foi o vereador Josivaldo dos Brinquedos, que  comentou sobre a situação de abandono do Antigo Colégio Silvio Romero. À parte concedida, o Vereador Alex Dentinho afirmou que já foi enviado ofício para que no logradouro mencionado possa funcionar a Academia de Letras. Retomando a fala, Josivaldo comentou sobre a conscientização do Dia do Autismo, bem como sobre o Projeto que visa instituir uma semana dedicada ao tema. Comentou, ainda, sobre as dificuldades enfrentadas pelos responsáveis por um autista, pois necessitam de atenção integral. À parte, a vereadora Creusa do Oiteiros comentou sobre a falta de qualificação de professores para atender alunos com autismo.

Na sequência, o vereador Carlos Eduardo informou sobre a indicação que solicita a construção de praça e calçamento na Piçarreira de Cima, e a implantação de um sistema 24 horas no Posto localizado na Colônia Treze.

O último orador inscrito,vereador Baiano do Treze, comentou sobre a importância de emendas  do deputado federal Valadares Filho, destinadas ao Estado e ao município de Lagarto. Por fim, comentou sobre a importância do Dia do Louvor, data não comemorada na última gestão.