Projeto de Lei nº 06/2017 institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar

por Administrador publicado 28/03/2017 12h00, última modificação 29/03/2017 16h25
Na Ordem do dia, foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 06/2017, de autoria do vereador Josivan Rodrigues (Gordinho da Laranja), que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar.

No pequeno expediente, usou primeiramente a palavra a vereadora Marta da Dengue, agradecendo ao atendimento de sua solicitação dirigida ao secretário de Obras, Noel Souza, acerca de um problema na bomba d´água do Povoado Olhos D´Água. No dia posterior à solicitação, a equipe já se encontrava no local para solucionar o problema. Na sequência, informou que no próximo dia 12 de abril, o Instituto de Identificação estará em funcionamento na Colônia Treze prestando serviços àquela comunidade. A vereadora também informou sobre a construção de uma praça no Povoado Quilombo, tendo sido esta uma solicitação feita por ela em seu primeiro mandato e tendo o mesmo pedido sido reforçado pelo presidente Ibrain Monteiro na atual gestão.

1.JPG

Na sequência, o vereador Washington da Mariquita comentou sobre a sua solicitação na última sessão para que fosse realizada a conclusão da quadra de esportes do povoado Olhos D´água, afirmou que há mais de quatro anos a quadra necessitava da conclusão. "A empresa responsável já compareceu ao local e a obra finalmente está pronta", disse. Também pediu à Secretaria de Saúde que disponibilizasse mais um agente comunitário de saúde para a região do Povoado Rio Fundo e Candeal da Tapera. "Um bom número de pessoas, inclusive gestantes, estão precisando do acompanhamento profissional", disse o parlamentar.

2.JPG

Por sua vez, o vereador Clayton Moore, fez comentários acerca do projeto, de sua autoria, que visa regulamentar o Art. 163 do Código Tributário Municipal no qual é previsto a compensação tributária.

Na Ordem do dia, foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 06/2017, de autoria do vereador Josivan Rodrigues (Gordinho da Laranja), que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar. Em discussão, o vereador explanou sobre o objetivo do mesmo, que é incentivar a agricultura familiar, afirmando que esta ainda é pouco valorizada. O vereador Clayton Moore, por sua vez, parabenizou a iniciativa do colega, sugerindo que o Festival da Mandioca possa acontecer no mesmo período da Semana da Agricultura. Na sequência, foi o Projeto foi submetido à votação, tendo sido o mesmo aprovado, em segunda discussão.

3.JPG

No grande expediente, o vereador Gilberto da Farinha informou que há alguns anos o Povoado Jenipapo se encontra sem a quadra de esportes, mesma situação ocorre no Povoado Brasília, solicitação muito cobrada na gestão anterior. O parlamentar comentou sobre a verba destinada para a construção das quadras mencionadas. Comentou também acerca das irresponsabilidades dos donos de animais que os deixam soltos nas rodovias e da falta de água na cidade. À parte, o vereador  Fábio Frank disse que a situação da Deso pode piorar, pois devido à dívidas do Governo do Estado com o BNDS , a Deso poderá ir à leilão.

4.JPG

Na sequência, o vereador Josivaldo dos Brinquedos comentou sobre situação ocorrida na semana passada na qual um cidadão necessitou de atendimento no Hospital Regional e não foi devidamente atendido. À parte, Fábio Frank disse que foi informado do ocorrido e que a mulher, não sendo atendida no hospital, recorreu ao Centro de Especialidades; sendo diagnosticada com pré-infarto.

6.JPG

Retomando a fala, o vereador Josivaldo sugeriu que, com os demais colegas pudessem comparacer ao hospital para averiguação dessas informações. À parte, o vereador Josivan Rodrigues disse que em visita ao Centro de Especialidades constatou que há mais de 30 médicos prestando auxílio à comunidade, e é de grande importância o centro, inclusive no atendimento oncológico. À parte, o vereador JC afirmou que a unidade de especialidades médicas sempre foi referência, e parabenizou a atual administração por manter o mesmo como centro de referência.

Ainda no grande expediente, o vereador JC solicitou ao secretário de Saúde que resolvesse a falta de insumos. Na sequência comentou sobre a existência de um médico no Povoado Brasília, sendo que anteriormente haviam mais profissionais fazendo atendimento na região. À parte o vereador Soró da Brasília disse que trará posteriormente informações que esclarecerão a situação do atendimento médico na comunidade.

7.JPG

5.JPG

Posteriormente, o vereador Fábio Frank comentou que a família Reis não está reconhecendo o que o Governo do Estado fez na eleição com o deputado Fábio Reis, sendo que o governador foi sensato. Posteriormente, parabenizou o secretário de Obras, Noel Souza, pelo atendimento das necessidades da Colônia Treze e de diversas outras solicitações, atendidas pela secretaria. O vereador também falou sobre o questionamento feito pelo colega JC em sessão anterior, acerca de transportes irregulares na cidade. "De acordo com o secretário de Ordem Pública, Adelson Ribeiro, e o diretor da DTTU, Roberto Chaves, estão sendo apreendidas motos irregulares e carros clandestinos.

O quinto orador inscrito, vereador Carlos Eduardo, comentou sobre o projeto que visa emendas impositivas ao orçamento do município e sobre a necessidade da Deso fazer a interligação em obra realizada pelo empresário J. Menezes. Comentou também sobre a licitação das lanchonetes da Ladeira do Rosário sendo estas adquiridas por grandes empresários, o vereador afirmou temer que o mesmo ocorra em relação ao Mercado da Carne, preocupando-se sobre a possibilidade de que pessoas de menor poder aquisitivo possam não ter a oportunidade.

8.JPG

Logo após, o vereador Clayton Moore comentou sobre a possibilidade de regulamentar locais para que o grande empresário não se sobressaia em relação ao pequeno. Bem como a necessidade de que a população permaneça atenta em relação às questões debatidas. Parabenizou os alunos do Curso de Medicina da UFS campus Lagarto pela média obtida, a maior do Estado. O vereador também comentou sobre a necessidade de atualização das diárias dos servidores da Secretaria de Saúde, porque quando os mesmo precisam se deslocar, o valor percebido pelos mesmo permanece sem atualização desde 2009.

9.JPG

Para finalizar, o vereador Josivan Rodrigues solicitou que as sessões de forma itinerante possam ser colocadas em prática na atual gestão, relembrando que a Câmara Itinerante foi um projeto aprovado em gestão anterior.