Representante do Gacc Sergipe destaca trabalho do grupo na Câmara Municipal

por Louise Wine Nunes Batista publicado 31/05/2022 11h00, última modificação 27/06/2022 18h04
Fred Gomes falou aos vereadores sobre a relação da instituição com o público infantojuvenil que enfrenta o câncer.

Na última terça-feira, 31, durante Sessão Legislativa da Câmara Municipal de Lagarto, os parlamentares receberam o Gerente de Relações Institucionais do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe, Fred Gomes, que falou sobre o trabalho da instituição com o público infantojuvenil que enfrenta o câncer, além de doenças hematológicas, e, mais recentemente, crianças com doenças raras.

No decorrer de sua fala, o gerente deu ênfase às dificuldades que famílias carentes enfrentam diante da luta contra o câncer, principalmente, e contou sobre o trabalho realizado pelo Gacc Sergipe. “São 90 crianças atendidas hoje, dentro do nosso estado e arredores. O que normalmente levaria dois, três meses para que a criança realizasse todos os exames, com o Gacc é diferente. Em 15 dias o médico já tem todos os exames na mesa. […] Em dezembro o Gacc inaugurou um núcleo aqui em Lagarto. A gente chegou para continuar esse trabalho da instituição, que é um trabalho que a sociedade deve, de fato, abraçar”, comentou.

Fred destacou ainda a parceria com o Hospital de Amor, que, segundo ele, “é um grande presente”. Seguindo seu discurso, o gerente salientou que as portas da unidade do município estão abertas para visitas, e falou ainda sobre o grande sonho do grupo: a sede própria.

“É um projeto muito bacana, que busca prestar esse apoio a quem tanto necessita. Nosso objetivo inclusive é acolher as famílias do interior, atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) 4. Se uma família precisasse passar uma semana em Aracaju, para acompanhar exames, teria onde ficar. Teria a sede do Gacc”, afirmou Fred.

A busca do Gacc Sergipe é humanização. Ainda segundo Fred Gomes, o objetivo é aproximar a prestação de atendimentos a seus assistidos, facilitando assim todo o processo para suas famílias.

O vereador Josivaldo da Equoterapia se comoveu com o trabalho promovido pela instituição, e destacou a importância da generosidade com o próximo. “Fico muito feliz por ver pessoas como vocês que se doam para estar proporcionando qualidade de vida para as pessoas. Costumo dizer que o bem é para todos, mas nem todos fazem. Nós não temos como mudar o mundo inteiro, mas podemos mudar o mundo de alguém”, destacou ele.

Quem também falou sobre a iniciativa do Gacc Sergipe foi o vereador Matheus Corrêa, que ressaltou o processo doloroso enfrentado pelas famílias de quem sofre com o câncer tão cedo. “Essa doença já nos abala quando chega para uma pessoa de idade mais avançada, mas no caso de crianças e adolescentes o impacto é ainda maior. Já fui voluntário do Gacc junto a minha esposa, participei de ações, então é muito importante o trabalho de vocês. Nós sonhamos e almejamos a vinda do Hospital do Amor para que Lagarto se torne referência no tratamento oncológico”, disse.

Para o presidente da Casa Legislativa, Amilton Fontes, as ações do Gacc Sergipe são um apoio fundamental para as famílias assistidas. “A gente percebe que a instituição abraça não apenas a criança e adolescente, mas toda a sua família. Essa atitude é muito nobre, de promover qualidade de vida no diagnóstico, durante o tratamento, e depois, seja num cenário de recuperação ou de luto”, declarou.

Fonte: Ascom CML