Requerimentos são apresentados na sessão desta quinta-feira

por Administrador publicado 04/05/2017 09h00, última modificação 04/05/2017 21h25
Após leitura das matérias na sessão desta quinta-feira, 4, em fala pessoal, o Presidente, Ibrain Monteiro, comunicou que por motivos familiares o mesmo se ausentaria da presente sessão, assumindo a presidência, interinamente, o vice-presidente, Fábio Frank.

No pequeno expediente, o vereador Soró da Brasília, agradeceu ao Poder Executivo Municipal, pelo atendimento de sua indicação em que solicitava tampas para caixas d´água, atendendo os anseios da população de sua região.

Na ordem do dia, foi aprovado o Projeto de Lei do Vereador Jailton da Mercearia que institui no calendário cívico-cultural do município, a Maratona de Mountain Bike, a ser realizado anualmente no dia 20 de abril.

Na sequência, foi também aprovado o Projeto de Lei do vereador Josivan Rodrigues Santos, em que nomeia a quadra poliesportiva José Raimundo de Oliveira no Povoado Luiz Freire.

Logo após, foi aprovado o Projeto de Lei do Vereador Alexsandro Carvalho Xisto, o qual denomina Ruas Danilo Loiola Silva Santos e Gildete Ribeiro Chagas da Silva, no Bairro São José.

Posteriormente foi submetido à discussão e aprovado o Projeto de Resolução do presidente Ibrain Monteiro, em que concede título de cidadania lagartense ao José Osman dos Santos.

Após as deliberações da ordem do dia, em atendimento à solicitação do Vereador Josivan Rodrigues, usou a tribuna José Roberto dos Santos, acadêmico do curso de Engenharia Agrônoma, explanando sobre o projeto de inclusão dos sistemas de hidroponia e aquaponia no processo pedagógico.

No grande expediente, o primeiro orador foi Josivan Rodrigues, falando acerca da falta de transporte para os alunos da rede pública estadual e afirmou que caso ocorra de os Parlamentares não serem atendidos pelo Governo do Estado, ele mesmo convocará os alunos juntamente com os demais Parlamentares, para que possam, em frente ao palácio, reivindicar seus direitos.

Em parte concedida, Fábio Frank informou que o deputado Gustinho Ribeiro, em atendimento à solicitação do Prefeito Valmir Monteiro, procurou o Governador Jackson Barreto e Secretário Estadual de Educação, Jorge Carvalho, para a solução deste inconveniente, em diálogo, foi firmado convênio, já assinado pelo Prefeito, Valmir Monteiro, através do qual a situação foi devidamente normalizada.

Na sequência, o segundo orador, Josivaldo dos Brinquedos afirmou ser de relevância para a sociedade a eliminação de agrotóxicos nas plantações, externando seu apoio à implantação do sistema hidropônico e aquapônico, debatido em sessão. Posteriormente, comentou acerca dos recursos aplicados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, atualmente interditado.

Na sequência, JC parabenizou o deputado Gustinho pela solução do problema relacionado à falta de transporte escolar. Também expressou indignação acerca da precariedade da prestação de serviços de saúde no Estado. Exemplificando esta situação, expôs o caso de seu sobrinho que encontra-se internado no Hospital Regional. Comentou também sobre a estrutura precária das ambulâncias da Samu.

Em parte concedida, os vereadores Gilberto da Farinha, Zé do Perfume e Creusa do Oiteiros, coadunando com a fala do vereador, comentaram, expondo suas próprias experiências, sobre o caos na saúde pública.