Semed realiza Encontro com professores que trabalharão com o Sistema Scliar

por Administrador publicado 12/02/2019 13h08, última modificação 12/02/2019 13h08
Na última quinta-feira, dia 7, aconteceu o 1° Encontro do ano dos Professores que trabalharão com o Sistema Scliar de Alfabetização (SSA) em 34 turmas de 1° Ano e 17 turmas de 2° Ano do Ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Participaram do Encontro 51 professores e 32 coordenadores pedagógicos dos Anos Iniciais das Unidades Escolares onde o SSA vai estar presente.

O Evento teve como palestrante o Prof. M.e. Rogério Reis Benedito(Diretor da ELEGE e pesquisador de neurociência aplicada à Educação), que falou sobre a importância da implantação do Sistema Scliar de Alfabetização nas escolas municipais, destacando que o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências que se ocupam da linguagem verbal (a Neurociência, a Linguística, a Neuropsicologia e a Psicolinguística) e que o Sistema foi desenvolvido para ajudar a prevenir o analfabetismo funcional, na convicção de que isso só será possível se a batalha começar no início da aprendizagem da leitura e da escrita, mais precisamente, na alfabetização.

Durante o evento, a Secretária Municipal de Educação, Vanda Monteiro, falou da sua satisfação com os resultados do SSA nas 17 turmas de 1° Ano e nas três turmas de 3° Ano de 2018, parabenizou as professoras pela dedicação e desempenho e deu as boas-vindas às professoras que irão trabalhar pela primeira vez com o Sistema Scliar de Alfabetização. Ela aproveitou o momento para apresentar a equipe do SSA na SEMED: a Profa. Maria Goretti Santana Nascimento, graduada em Letra Vernáculas pela UFS; Sebastião Santos Santana, graduando em História/UFS e a Profa. M.e. Silvânia Santana dos Santos - Letras/UFRN.

Depois da fala da Secretária, houve uma videoconferência com a Profa. Dra. Leonor Scliar-Cabral, a criadora do SSA, que apresentou o Sistema, falando das inovações científicas que permitem um novo olhar sobre as abordagens pedagógicas empregadas na alfabetização e apresentando a abordagem fônica própria do Sistema Scliar de Alfabetização. Ela também falou da sua alegria em saber dos bons resultados das turmas acompanhadas pelo SSA e da sua satisfação em estar colaborando com os professores de Lagarto em prol de uma educação de qualidade.

Matéria da Prefeitura de Lagarto: https://www.lagarto.se.gov.br/v2/secretarias-2/educacao/item/2353-semed-realiza-encontro-com-professores-que-trabalharao-com-o-sistema-scliar.html