Sessão homenageia Dia da Mulher

por admin publicado 21/12/2012 10h15, última modificação 11/06/2015 08h55

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta sexta-feira (8), a Câmara Municipal de Lagarto homenageou a data com uma sessão exclusiva nesta quinta-feira (7) pela manhã. Depoimentos e congratulações às esposas, mães, filhas e mulheres que fazem parte da vida dos vereadores e da história da câmara em Lagarto marcaram a solenidade.

As ex-vereadoras Acácia Ribeiro, Marlene, Vanda Monteiro e Elsinha, a ex-deputada Luiza Ribeiro, a diretora de marketing do Lagarto Futsal, Dilza Nascimento, Creuza do Oiteiro, Dorinha, Jô do Jenipapo, a conselheira tutelar Magna, a primeira-dama do município, Valduleide, e vice-prefeita de Lagarto, Norma Dantas, estiveram presentes na solenidade.

Além delas, as mães do vereador George de Zizi (PTD), Dona Tide, e do vereador Adson do Leite (PV), a filha do presidente da câmara, Fraga da Brasília (PSDB), as esposa do vereador Fábio Frank (PCdoB), Misleide, e do vereador Enilton da Farmácia (PMDB), Marlene, e um bom número de professoras da rede municipal de ensino também acompanharam a sessão solene.

Pequeno expediente

Antes das homenagens dos legisladores, a primeira secretária, Marta da Dengue (PP), leu as matérias competentes ao Projeto de Lei que visa à antecipação da gratificação aos professores da rede municipal e ao requerimento do vereador Pedrinho da Telergipe (PR) que pede a presença da engenheira Elis Regina para explicar a situação do Plano Diretor do município.

Joselmo de Antônio Simões (PSC) e o Washington da Mariquita (PTB) indicaram, respectivamente, a passagem do gasoduto na cidade, ao Governo do Estado, e a isenção do IPTU para moradores de baixa renda, à Prefeitura Municipal.

img6

Grande expediente

Já no grande expediente, a sessão prestou a primeira homenagem com um texto relatando um breve histórico do dia que fixou a data de 8 de março como data comemorativa às mulheres. “Foram 130 mulheres que morreram no incêndio daquela fábrica. Elas reivindicavam melhores condições de trabalho”, dizia o texto.

A primeira a falar, Marta, que foi homenageada presidindo a mesa, pediu mais valorização na hora de escolher um candidato. “Espero que na próxima [eleição] as mulheres votem mais nas mulheres [candidatas] e coloquem um maior número aqui dentro”, falou.

Segundo ela, apenas 12 por cento das mulheres compõe as assembleias e, menos ainda, 8,9 por cento ocupam o Congresso Nacional.

Presentes na sessão, as ex-vereadoras lagartenses Acácia, Vanda, Elsinha e Marlene foram convidadas a ocuparem um lugar solene no plenário. Elas estiveram juntas no quadriênio 2000-2004 da câmara.

A homenagem de Enilton foi dedicada à trabalhadora rural Maria, da Colônia Treze, que, segundo ele, “sozinha, conseguiu na enxada criar seus filhos”. Enquanto isso, Adson lembrou sua professora Berenice, a mesma que foi homenageada por Washington, sua professora nos tempos do Colégio Frei Cristóvão.

img4

Mães

Gilberto da Farinha (PP) também debruçou seu pronunciamento em favor das mulheres professoras e exemplificou a mãe como uma valente mulher que dedicou a vida para educar os filhos também com trabalho e esforço.

Outra mãe que recebeu felicitações foi a de Joselmo, que mesmo estando em outra cidade, foi agraciada com a classificação de “pessoa mais importante da vida” do vereador, que agradeceu o acolhimento dela quando o político ficou viúvo.

Já Dona Tide, professora há 30 anos, foi homenageada tanto por seu filho George, quanto pela mesa da casa. Joselina, mãe de Valmir de Carminho (PV), recebeu o titulo de “heroína” pelo vereador.

Já Cláudio de Dona Leu (PP) agradeceu a Deus por ter em sua companhia duas avós, mãe e irmãs e dedicou homenagens às funcionárias da câmara municipal. Já Kleber de João Maratá (PRTB) recitou trechos da música de Erasmo Carlos, Mulher.

Com sua mãe no plenário, a ex-vereadora Marlene, Érico Menezes (PSDB) a emocionou contando um pouco do seu histórico e revelando sua dedicação em torná-lo um homem do povo. “Ela começou [a carreira política] em 1996 e conseguiu se eleger em 2000 e se reeleger em 2004”, contou.

Também homenageada como ex-vereadora, Vanda recebeu elogios de Carlos da Brasília (PT) quando ela o apoiou “nos momentos difíceis”. Ele completou seu pronunciamento dizendo que “a mulher é boa não por trabalha o dia todo ou cuida da casa, mas porque dá conselhos e apoia quando se mais precisa”.

Esposas

Apaixonado, Pedrinho encheu de elogios sua esposa. “Homenageio o dia em nome da mulher mais bonita do mundo, minha esposa”, dedicou o vereador, que ainda fez questão de parabenizar Carminha pelos trabalhos na câmara municipal.

Mais companheiras ficaram contentes. “Parabenizo minha esposa, Misleide, que é conselheira tutelar, por esse dia tão importante”, felicitou Fábio Frank, que comentou também “a importância de mais mulheres na casa para que haja reivindicações de melhorias para o gênero”.

Enfim, o presidente da casa lembrou os momentos que, assim que ganhou uma carro modelo Rural, levava gestantes de seu povoado à maternidade no centro de Lagarto para darem à luz seus filhos. “Eu contei 100 mulheres. Duas ainda tiveram neném dentro do carro”, falou Fraga.

A sessão foi fechada com a entrega de rosas a todas as mulheres que estiveram no plenário e foram homenageadas. A próxima sessão está marcada para a terça-feira (12).

img5

Fonte: Portal Lagartense