Situação dos feirantes de Lagarto é um dos assuntos da Sessão desta terça-feira

por Administrador publicado 06/06/2017 10h00, última modificação 08/06/2017 21h24
No pequeno expediente, fez uso da palavra o primeiro orador inscrito, Vereador Itamar Santana, agradecendo a aprovação de moção de congratulação de sua autoria, comentou sobre Projetos de Lei de sua autoria os quais visam homenagear o historiador Adalberto Fonseca e garantia de meia passagem, em transporte coletivo, à estudantes, idosos e deficientes, tendo como objetivo beneficiar esta minoria.

Na sequência, fez uso da palavra o segundo orador inscrito, Vereador Josivaldo Alves, comentando sobre indicação de sua autoria a qual versa sobre complemento do calçamento no Povoado Açuzinho. Posteriormente, fez uso da palavra o terceiro orador inscrito, Vereador Fábio Frank, informando sobre reforma na limpeza em escola localizada no loteamento Mesquita através do Poder Executivo Municipal e Secretaria de Obras, a reforma desta, através de processo licitatório, será realizada posteriormente.

Em seguida, discorreu sobre reunião do Prefeito Valmir Monteiro com Presidente da Administração Estadual do Meio-Ambiente-ADEMA, Francisco Dantas, tendo esta o objetivo de implantação da ADEMA no município de Lagarto. Logo após, fez uso da palavra o quarto orador inscrito, Vereador José Jenilson, asseverando acerca de situação envolvendo serviços prestados pela empresa MRM, bem como sobre a inércia do Representante desta em atender ou justificar o não comparecimento, em sessão, conforme solicitado através de Requerimento; questionou sobre a possibilidade de algum tipo de penalização para aqueles que, desta forma, não justifiquem o não atendimento deste tipo de solicitação.

Na ordem do dia, foi submetido à votação o Projeto de Lei nº 25/2017, de autoria do Sr. Vereador Joselmo Fontes Alves, o qual denomina Rua Jayme José de Sandes, no Bairro São José, tendo sido o mesmo aprovado, em redação final.

No grande expediente, fez uso da palavra o primeiro orador inscrito, Vereador Itamar Santana, discorrendo sobre as atribuições por ele realizadas frente à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo – SEMICT nos últimos três meses, as quais serão continuadas pelo Sr. Clayton Moore, atual Secretário.

Posteriormente, comentou sobre participação em lançamento do Projeto de desenvolvimento da Faculdade Ages, no município de Lagarto, na sequência, parabenizou o Poeta lagartense, Assuero Cardoso, pelo lançamento de obras literárias, a ser realizada no próximo dia 07 do corrente mês.

Na sequência, fez uso da palavra o segundo orador inscrito, Vereador Josivaldo Alves, comentando sobre creche abandonada e deteriorada pela comunidade, localizada no loteamento Mesquita, obras foram iniciadas para a reforma daquela escola, logo após, discorreu sobre obras realizadas nas ruas do município, as quais com a ocorrência de chuvas estão prejudicando a população.

Logo após, fez uso da palavra o terceiro orador inscrito, Vereador Carlos Eduardo, comentando sobre indicação de sua autoria a qual solicita perfuração de poço artesiano no Povoado Piçarreira, tendo em vista a falta de água na localidade, bem como sobre Indicação de sua autoria a qual solicita auxílio financeiro às escolinha de lagarto, de modo a evitar que estas tenham que se submeter à situação desagradáveis para obtenção de ajuda. À parte concedida, o Vereador José Jenilson afirmou que não importa se é feito Projeto de Lei se este, quando aprovado, não for colocado em prática. À parte, o Vereador Alexsandro Carvalho afirmou que o Prefeito prometeu ajudar às escolinhas e até o momento nada foi cumprido a esse respeito, posteriormente comentou sobre reforma do Taticão, a qual foi suspensa, não se sabendo o real motivo deste ocorrido. Retomando a fala, Carlos Eduardo afirmou que a ação social beneficia às escolinhas, porém, com fardamentos e bolas, contudo, estas necessitam de apoio financeiro também. Logo após, comentou de forma sucinta sobre assaltos ocorridos no município, enfatizando assaltos em ônibus escolar universitário, ocorrido há alguns dias. Na sequencia, fez uso da palavra o quarto orador inscrito, Gilberto de Santana questionando o líder da situação sobre reunião a ser marcada pelo prefeito com feirantes municipais.

À parte concedida, Fábio Frank afirmou que a reunião não foi marcada devido à agenda do prefeito e os dias em que houve disponibilidade não foram viáveis aos feirantes, por terem sido dias de feira no município. Retomando a fala, o Vereador Gilberto de Santana, discorreu sobre falta de merenda em escola localizada no Povoado Jenipapo, por esta causa alunos estão sendo liberados com antecedência, em seguida, comentou sobre a falta de assessores para os Parlamentares para que estes possam auxiliá-los durante o exercício de suas atribuições, bem como sobre assistência prestada a uma cidadã que necessitava de atendimento médico, levando-a a Aracaju. Teceu comentário acerca da regularização de auxilio alimentação dos funcionários do Poder Legislativo, para que o recebimento deste seja feita de forma justa.

À parte concedida, o Vereador Fábio Frank afirmou que a assistência prestada pelo Vereador Gilberto à uma pessoa deficiente foi por este ter tido a vontade de ajudar, considerando-se que o município disponibiliza este tipo de serviço, afirmou também que a folha de pagamento da Câmara Municipal é disponibilizada pelo portal, sendo desta forma desnecessária a solicitação em sessão. Ainda no grande expediente, fez uso da palavra o quinto orador inscrito, Vereador José Jenilson, o qual criticou a inercia do Prefeito em realizar reunião com os feirantes; em seguida, teceu comentários sobre a morosidade do processo de licitação.