Última sessão do mês de agosto na Câmara Municipal
Posteriormente, Fábio comentou sobre a realização do TCE Itinerante na última terça-feira, onde na oportunidade houve capacitação de gestores, parlamentares e servidores, além de informações para o planejamento de gestão municipal. O parlamentar falou, ainda, da parceria da Prefeitura com o Instituto Federal de Sergipe e Universidade Federal de Sergipe o qual dará oportunidades de estágios.
Em fala pessoal, o Presidente Ibrain Monteiro informou que em relação ao Requerimento de iniciativa de Gilberto da Farinha, que solicita a presença do ex-secretário de Ordem Pública, Kércio Pinto, ficou acordado que será realizada uma audiência pública, que ficando a cargo do vereador JC a escolha da data para realização.
Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes projetos de Lei:
- O de nº 46/2017, de Josivan Rodrigues, que denomina Rua José Amado, no Povoado Açuzinho;
- O de nº 47/2017, do presidente Ibrain Monteiro, que denomina quadra poliesportiva Elivan Ferreira de Oliveira no Povoado Luiz Freire;
- O de nº 48/2017, do Poder Executivo, que altera o Art. 4º da Lei n.º 580, de 08 de maio de 2014, com a redação dada pela Lei nº 639, de 29 de abril de 2015, que dispõe normas sobre a concessão de ajuda de custo para moradia a médicos participantes do projeto Mais Médicos.
No Grande Expediente, o primeiro inscrito foi JC, informando que o Prefeito Valmir Monteiro e o Secretário de Obras Noel Alves foram convidados a comparecerem na Rádio Progresso e participarem do Programa o Povo no Rádio, pondo fim ao paradigma de que o Vereador não dava a oportunidade do Prefeito se expressar na emissora e de que o prefeito não falava na Rádio Progresso. Posteriormente, comentou sobre a 54ª Vaquejada que será realizada na cidade, enaltecendo a importância e benefícios culturais e econômicos para o município. JC frisou também a vaquejada realizada pelo Parque das Palmeiras que vem engrandecendo o município.
Em seguida o parlamentar demonstrou gratidão pela oportunidade concedida para que ele, juntamente com a comunidade, escolha o nome da nova Praça localizada no Povoado Tanque.
O segundo orador, Josivaldo dos Brinquedos, falou sobre a realização da Prefeitura Itinerante, nesta sexta-feira, no Loiola e Albano Franco, afirmando ser de grande importância a realização deste programa para a comunidade. Após, comentou sobre a Expolagarto que será realizada em setembro; e que com a devolução do Parque Exposições no Município, a Equoterapia terá sua sede no local, bem como sobre novos projetos a serem realizados no local que beneficiarão a população.
O terceiro vereador a usar a tribuna foi Gilberto da Farinha, agradeceu o convite do ex-prefeito Zezé Rocha para participação da 54ª Vaquejada. Comentou sobre Edital referente ao mercado municipal, afirmando que em virtude do valor a ser cobrado os feirantes estão revoltados e alguns já afirmando que não participarão da licitação por falta de condições financeiras.
À parte, Josivaldo dos Brinquedos afirmou que o votado em sessão não foi concernente à licitação, mas, concessão de uso, sendo que a licitação cabe ao prefeito e não aos vereadores.
À parte, o presidente Ibrain Monteiro informou que esteve na última terça-feira, na Câmara de Vereadores de São Paulo e que situação semelhante está ocorrendo lá, referindo-se ao mercado municipal. Em relação aos preços, afirmou que não foi estipulado pelo Prefeito Valmir Monteiro, mas pela Agência Reguladora implantada por ex-prefeito Lila Fraga e que os técnicos, pessoas especializadas, analisaram os valores das bancas.
À parte, Fábio Frank afirmou que qualquer ação que um gestor venha fazer em um município vai agradar alguns e desagradar outros. "Não existe ação de gestor que agrade a todos e os preços ofertados para a compra dos boxes foi estipulado pela Agência Reguladora em acordo com o Ministério Público" disse, ressaltando que que não adianta jogar para o prefeito, situação ou para a oposição.
À parte, Carlos Eduardo comentou que segundo informações a preocupação dos feirantes não está centrada exclusivamente no valor dos boxes, mas também no valor da taxa de manutenção, o qual ainda não foi informado.
À parte, Clayton Moore informou que os agentes da Agência Reguladora indicados pelo prefeito, na época, deveriam ser sabatinados na Câmara Municipal, caso assim não tenha ocorrido a agência não tem a devida legitimidade para atuar. O Vereador solicitou do Poder Legislativo todo o processo concernente à Agência Reguladora para analisar a sua legitimidade.
O quarto orador, José de Carvalho, agradeceu a oportunidade de ser homenageado com o título de cidadania lagartense. Posteriormente, comentou sobre suas indicações que solicitam pavimentação asfáltica do Pátio da igreja localizada no Loiola; criação da casa do artesão; e viabilização de um procedimento jurídico para uma possível doação de lotes aos moradores carentes do Povoado Mariquita. Posteriormente comentou sobre a reinauguração da Escola Municipal José Rodrigues dos Santos, que se encontrava em situação de abandono, parabenizando o diretor Jorge Araújo pelos trabalhos nela realizados.
O quinto inscrito, José Luís, reproduziu em sessão um áudio que através de áudio expôs a opinião de um cidadão em que afirma que o Vereador não tem moral e sugerindo que ele entregue o cargo. Em contrapartida expôs, através de fotos, o atendimento de diversas solicitações.
O sexto inscrito, Alexsandro de Carvalho, comentou sobre a realização de campeonatos, no mês de setembro.
À parte, Josivan Rodrigues sugeriu que seja reenviada solicitação para que audiência com o Governador seja marcada.
Retomando a fala, Alexsandro informou acerca da possibilidade de um Ceac no município e comentou sobre a vaquejada, afirmando que ele não tinha o devido conhecimento de como era realizada uma festa desse porte, e frisou a representação e engrandecimento para a cidade através da realização deste evento.