Última sessão do mês de outubro na Câmara Municipal

por Administrador publicado 31/10/2017 12h00, última modificação 08/11/2017 13h46
Na última sessão do mês de outubro, 31, no pequeno expediente, o primeiro inscrito foi Josivaldo dos Brinquedos, que discorreu sobre suas indicações que solicitam melhorias nas estradas dos assentamentos Roseli Nunes e Che Guevara.

O segundo orador, Josivan Rodrigues, externou seu sentimento de repúdio pela situação que está ocorrendo na Colônia Treze, em que a torre da Vivo sem sinal. “A operadora já foi informada sobre a situação, mas até o momento nada foi resolvido”, informou. Posteriormente, enfatizou sobre os buracos na ruas da cidade, deixados pela empresa que vem prestando serviços de esgoto, solicitou aos demais parlamentares fiscalização do serviço prestado pela empresa.

À parte, Ibrain Monteiro comentou sobre a denúncia de um cidadão de que está sendo cobrada taxa para que o esgoto fosse ligado, situação que será averiguada.

O terceiro Vereador, Alexsandro de Carvalho, falou sobre a Parada Gay, afirmando que foi um sucesso a realização do evento e agradeceu a Ibrain Monteiro por ter cedido o palco. Em seguida, expôs, através de fotos, a situação da caixa d´água localizada na Boa Vista, informando que o Diretor da Cohidro Carlos Filizola estará passando no local para verificar a situação, e que solicitará sua reforma com urgência. Em relação à resposta ao seu requerimento, o qual solicita Getam e Gati para o município de Lagarto, na resposta foi informado que não há o quantitativo necessário de policiais para que fosse instalada a sede desse policiamento.

O quarto orador, Baiano do Treze, discorreu sobre a segurança na Colônia Treze, onde apenas quatro policiais fazem a segurança na localidade. Falou também sobre a necessidade de um carro de maior porte para que melhor auxilie no deslocamento da guarda-municipal.

À parte, Clayton Moore, comentou sobre um pedido feito pela guarda municipal, que é a necessidade de um auxílio-alimentação.

O quinto inscrito, Carlos Eduardo, também comentou sobre a situação da Torre da Vivo no Treze, onde há mais de uma semana estão sem sinal. Posteriormente, comentou sobre as situações da segurança da cidade e da quadra localizada na Colônia Treze. Agradeceu, ainda, à Secretaria Municipal da Cultura, da Juventude e do Esporte pelo time de Lagarto estar mais uma vez na final da Copa TV Sergipe de Futsal que será realizada em Lagarto. Informou, ainda, que ficou preocupado com uma situação ocorrida em estádio com um guarda municipal, durante uma briga no local, questionando a autorização legal para o porte de armas por parte dos guardas. À parte, o Josivan Rodrigues afirnou ser preocupante a situação comentada, mas reconhece os resultados obtidos através dos trabalhos realizados pelo órgão.

O sexto Vereador, JC, desejou um bom retorno ao colega Jailton da Mercearia e em relação ao porte de arma dos guardas, afirmou que é a favor de que tenham o porte, considerando-se os trabalhos por eles exercidos. Informou que no Hospital Regional de Lagarto, segundo informações, 40 médicos virão prestar serviços no hospital, notícia essa que será confirmada com o superintendente da EBSERH, Valter Santana, em entrevista.

Na ordem do dia, foram aprovados os seguintes Projetos de Lei:

- O Projeto de Lei nº 57/2017, do Poder Executivo Municipal, em redação final, que dispõe sobre plano plurianual do município de Lagarto, para o período de 2018 a 2021;

- O Requerimento nº 76/2017, que requer em deliberação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 71/2017;

- O Projeto de Lei nº 76/2017, do Poder Executivo, que altera o art. 1º da Lei nº 744, de 9 de agosto de 2017, que autoriza a concessão de subvenção social à obra social Nossa Senhora da Glória – Fazenda da Esperança.

Em seguida, em atendimento ao Requerimento nº 66/2017, da Vereadora Creusa do Oiteiros, usou a palavra o Professor Adiranilton Santos (Professor de geografia na rede municipal), explanando sobre o desenvolvimento urbano e a aplicabilidade do Plano Diretor.