Diversos assuntos são discutidos na sessão desta terça-feira

por Administrador publicado 12/09/2017 12h00, última modificação 14/09/2017 21h58
Na 46ª sessão da Câmara de Vereadores, o primeiro orador a usar a tribuna foi Washington da Mariquita comentando sobre a exposição de fotos no Desfile de Cívico o qual afirmou não ter conhecimento da iniciativa, se foi do Sintese ou dos feirantes. Sendo exposta uma foto sua com o prefeito, o que para ele é uma atitude de uma política rasteira.

Washington também afirmou que permanece com a oposição, confrontando comentários concernentes a ele em uma emissora de rádio da cidade. "Minha função é fiscalizar", disse, destacando mais uma solicitação feita ao prefeito, tendo sido atendida prontamente.

O segundo inscrito, Josivaldo dos Brinquedos, falou do projeto de iniciativa do ex-vereador e atual secretário municipal Itamar de Santana. Asseverou ser uma honra, ter Genilson de Aragão como um cidadão lagartense, frisou a importância do reconhecimento àquele que é do município também. Finalizando, informou que a equoterapia já está em funcionamento no Parque de Exposições do município.

O terceiro orador, Gilberto da Farinha, parabenizou Fábio Frank por ser destaque nas redes sociais, afirmando que segundo informações propagadas como acúmulo de funções.

O quarto vereador, Fábio Frank, comentou sobre a ExpoLagarto, realizada entre os dias 6 e 10 de setembro, evento que atraiu a vinda de comerciantes, gerou empregos e renda para o município. Posteriormente, comentou sobre os desfiles cívicos realizados na cidade e nos maiores povoados, afirmando ser de grande valia para o município e valorização da localidade e parabenizando os participantes e a Secretaria de Educação. Por fim, informou que nesta terça-feira, 12, aconteceu a primeira etapa do processo licitatório do novo mercado municipal, disponíveis 135 boxes para marchantes. Na oportunidade, os feirantes estiveram lançando suas propostas e concorrendo por igual, sendo esta a forma determinada pelo Ministério Público.

A quinta inscrita, Marta da Dengue, comentou acerca do Desfile Cívico realizado no último dia 7, ressaltando escolas que utilizaram armas, que mesmo não sendo de verdade, não condiz com o desfile, o qual deveria propagar a paz.

O sexto orador, JC, asseverou que não sabe o que neste país é moral ou ilegal, referindo-se à turbulência que o país vem passando, frisando o caso Jardel. Informou da quantidade de pessoas que estiveram presentes no início do processo licitatório, nesta manhã.

Dando continuidade ao pequeno expediente, o sétimo orador, Clayton Moore, comentou acerca da sua denúncia referente ao Vereador Fábio Frank que assumiu de forma irregular outra função.

O sétimo Vereador, Alexsandro de Carvalho, comentou acerca do processo licitatório e que em relação ao ocorrido com o Vereador Fábio Frank a casa deveria observar a situação.

Em fala pessoal, Fábio Frank afirmou que ouviu o pronunciamento dos vereadores, em relação a sua situação e disse que se houver algo para se defender ele fará, e que não havendo incompatibilidade de horários o mesmo poderá exercer outra função. Também declarou que está triste em saber que existem pessoas que se aproximam com tanta maldade.

Na ordem do dia, foi aprovado em redação final o Projeto de Lei nº 49/2017, de Itamar Santana, que institui o dia 13 de setembro como o Dia Municipal da Poesia.

Em seguida, foi aprovado em discussão final o Projeto de Lei nº 50/2017, também de Itamar Santana, que reconhece como patrimônio cultural de natureza imaterial do município de Lagarto, a procissão religiosa de Nossa Senhora da Piedade.

Em seguida, o presidente Ibrain Monteiro abriu Sessão Solene. Em atendimento à solicitação da Vereadora Marta da Dengue, foi realizada a homenagem a Genisson Ramos Aragão sendo entregue o título de cidadania lagartense. Na oportunidade, os parlamentares parabenizaram o homenageado, ressaltando as características do inerentes ao homenageado.