Vereadores discutem transporte universitário em sessão desta terça

por admin publicado 21/12/2012 10h15, última modificação 11/06/2015 08h55
Um requerimento foi encaminhado à mesa da Casa com intuito de solicitar à prefeitura elaboração de projeto para tornar obrigatório ao município manter o serviço gratuito

Acompanhada por estudantes usuários do transporte universitário de Lagarto, a sessão debateu um assunto que já era esperado para esta terça-feira (26) na câmara de vereadores de Lagarto, o transporte universitário. Para isso, uma Indicação foi encaminhada à mesa da Casa com intuito de solicitar à prefeitura elaboração de projeto para tornar obrigatório ao município manter o serviço gratuito.

Pedrinho da Telergipe (PR), autor da Indicação, explicou a iniciativa. “Para melhorar nossa realidade, temos que investir nos nossos estudantes. Quanto mais pessoas com nível superior, maior a renda do município”, explicou com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pedrinho

“Tenho certeza que nosso prefeito será sensível a isso e essa câmara também está sensível a essa causa”, acrescentou Pedrinho, que insistiu em defender o custeamento do serviço gratuito, acreditando na condição de ser mantido pela prefeitura.

A gratuidade dos ônibus, sustentada pelo município ou com recursos federais, foi defendida pela maioria dos vereadores, ao exemplo de Valmir de Carminho (PV) e Enilton da Farmácia (PMDB), que se colocaram à disposição dos estudantes, além de Joselmo de Antônio Simões (PSC), que citou o caso de alunos que pagam mensalidades em faculdades particulares e não teriam condições de também pagar transporte.

Mesa Diretora

Enilton da Farmácia (PMDB), Fraga da Brasília (PSDB) e Marta da Dengue (PP) presidem a mesa (Foto: Rayllan Fernandes/Portal Lagartense)

A proposta de uma solução de caráter prático partiu do presidente da câmara. “Vamos falar com o deputado Fábio Reis para conseguir recursos para os transportes dos universitários”, sugeriu Fraga da Brasília (PSDB), da mesma forma como já tinha exposto Érico Menezes (PSDB), se dizendo a favor de “montar a associação para angariar recursos junto a deputado federal e estadual para ajudar a manter os ônibus sem eles [os estudantes] terem que pagar por isso”.

Por outro lado, Fábio Frank (PCdoB) explicou que os recursos só podem ser conseguidos para o próximo ano. “Como a subvenção só pode ser solicitada no final do ano, para ser conseguido para 2014, esperamos que ele [o prefeito] se sensibilize e dê continuidade”, falou.

Washington da Mariquita (PTB), bem como o vereador Kleber de João Maratá (PRTB), levantaram um histórico da disponibilidade do transporte gratuito mantido pela prefeitura. “Há muitos anos os ônibus são ofertados pela própria prefeitura. Na antiga gestão existiam 17 ônibus indo para Aracaju, Itabaiana e Paripiranga. Então, alguns [estudantes] não têm condições de pagar pelo transporte”, pronunciou Washington, que foi replicado pelo vereador Cláudio de Dona Leu (PP), informando que dois dos 17 circulavam aos finais de semana.

Cláudio

Cláudio aproveitou a tribuna para comentar sobre a reunião de sábado da prefeitura com usuários do transporte. Ele julgou a matéria veiculada no Portal Lagartense em relação ao tema. “Quero fazer minha crítica ao Portal Lagartense, que não estava presente na reunião”, disse o vereador, acusando as informações publicadas no site como “infundadas” devido à ausência.

Nota do Portal Lagartense

Portal Lagartense deixa claro que, mesmo não tendo participado da reunião ocorrida no último sábado – não houve divulgação pública ou oficial e não houve envio de convite pela Secretaria de Comunicação do município –, procurou, como sempre, informar ao público sobre o que acontece no município de Lagarto e região.

Sendo assim, esperou pronunciamento do secretário municipal de comunicação, Alex Dias, em programa de rádio, que serviu de base para a produção da matéria, tendo inclusive citações suas no texto.

Além da posição do município, a redação do portal conversou com mais dois alunos, que confirmaram o que ficou definido no dia.

O portal crê que, tanto o secretário de comunicação quanto os dois alunos entrevistados, são fontes oficiais e seguras e de total credibilidade, sendo suficientes para a publicação de informações com qualidade e segurança.

O vereador também citou o título da matéria dentro de sua crítica, o reproduzindo como "estudantes universitários terão de pagar para estudar". No entanto, a reportagem está disposta na página do site como "estudantes universitários terão de pagar ônibus", diferente em escrita e teor, e que condiz inteiramente com que foi redigido.

Além disso, a assessoria do município em momento algum entrou em contato com o portal para retificar o que foi publicado, tendo inclusive mostrado repúdio às interpretações tendenciosas e propositais do texto, o que foi exemplificado na leitura de trechos da redação ao vivo em emissora de rádio, comprovando a coerência e veracidade das informações difundidas na matéria.

Estudantes

Fonte: Portal Lagartense