Vereadores usam a tribuna para apresentarem projetos e criticarem votação dos colegas

por Administrador publicado 09/08/2017 12h53, última modificação 09/08/2017 12h53
Na sessão dessa terça-feira, 8, no pequeno expediente, o primeiro Vereador Fábio Frank a usar a tribuna para parabenizar o Secretário da Cultura, da Juventude e do Esporte, Rafael Monteiro, pela realização do Campeonato Brasileiro de Rally 4x4, que gerou oportunidade de entretenimento para os lagartenses bem como benefícios econômicos para o município. Também comentou sobre o pedido de exoneração do Secretário Alberto Cavalcante, ressaltando que o médico não teria disponibilidade exclusiva na gestão regional de saúde.

1.jpeg

O segundo inscrito, JC, demonstrou não entender a atitude de alguns parlamentares em recusar o requerimento de autoria de Alex Dentinho que solicitava a presença da Presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Adilma Lisboa.

2.jpeg

O terceiro orador, Zé do Perfume, afirmou que a atuação do Parlamentar não é restrita à sua comunidade, mas trabalhar em benefício de todo o município. Asseverou que se  estivesse presente no momento em que o requerimento de iniciativa do colega Alex, teria votado à favor da aprovação. Finalizando, comentou sobre sua indicação que solicita calçamento da Praça da Igreja do Povoado Gameleiro, sendo este um desejo seu desde gestões anteriores.

Na ordem do dia, foi aprovado em redação final o Projeto de Lei nº 23/2017, do Vereador Joselmo Fontes, que denomina Largo Educador Paulo Freire no Centro da cidade.

Foi aprovado também em primeira discussão  o Projeto de Lei nº 31/2017 de autoria de Alex Dentinho e do presidente Ibrain Monteiro, que institui, no calendário cívico-cultural do município, o evento Trenzinho do Bar de Lú.

Na sequência, foi submetido à discussão o Projeto de Lei nº 26/2017 do Vereador Itamar Santana, que dispõe sobre a meia passagem urbana para estudantes. Entretanto, em virtude de pedido de vista por JC, o projeto retirado de pauta.

Na sequência, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei nº 32/2017, de Josivaldo dos Brinquedos, onde institui a Semana Municipal do Autismo.

Foi aprovado também em primeira discussão o Projeto de Lei nº 34/2017, de Marta da Dengue, que denomina uma travessa de José Arilúcio de Oliveira Libório.

Logo após, foi aprovado o Projeto de Lei nº 35/2017, de Itamar Santana, que reconhece como patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial do município de Lagarto, a Banda e Orquestra Musical Los Guaranis.

Na sequência, foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Resolução nº 04/2017, também de Itamar Santana, que concede título de cidadania lagartense a Munnik Lessa Nicolau Machado.

3.jpeg

No grande expediente, o primeiro orador foi Washington da Mariquita, afirmando que sua conduta diante da aprovação de projetos não é partidária, mas de forma consciente por ter sido eleito pela população e desejar o benefício de todos. Posteriormente afirmou que permanecerá sendo da oposição, porém com responsabilidade. À parte, Fábio Frank afirmou ser solidário a Washington diante da situação que o mesmo vem passando por ter sido a favor do projeto de concessão de bens públicos à Prefeitura.

4.jpeg

Na sequência, Itamar Santana afirmou que a atitude do Vereador Washington foi republicana em pensar no município e que afirmou que o PPS está de braços abertos para recebe-lo. À parte o Vereador Washington afirmou que quanto mais falam, mais o vereador irá trabalhar e que somente sairá do grupo a que pertence caso seja expulso, não sendo, permanecerá.

Retomando sua fala, Itamar Santana comentou sobre a atuação do Deputado Federal André Moura, o qual conseguiu a liberação de 2 milhões de reais, através do FNDE, destinados ao Estado de Sergipe. "O Município de Lagarto será beneficiado com um ônibus. Portanto, não é somente Fábio Reis que traz benefícios para a nossa cidade", ressaltou.

5.jpeg

O terceiro inscrito, Josivaldo dos Brinquedos, afirmou que a votação realizada na última sessão, relativa ao Mercado Municipal, está sendo deturpada, e enfatizou que no conteúdo do projeto não especifica valores. Finalizando sua fala, afirmou que a solicitação do carro odontológico foi atendida e externou agradecimentos ao secretário de Obras, Noel Souza, pelo serviço prestado e o compromisso.

6.jpeg

Em fala pessoal o Presidente Ibrain Monteiro parabenizou a Secretaria de Obras por atender sua reivindicação, fazendo a limpeza no antigo prédio do Silvio Romero, que se encontra abandonado. Posteriormente, fez requerimento verbal, em nota de repúdio, referente à precariedade no atendimento prestado pelo Cartorio de 1º Ofício, localizado no município. Solicitou que a nota de repúdio, caso seja aprovada será encaminhada ao Tribunal de Justiça.

7.jpeg

O quarto orador, Josivan Rodrigues comentou sobre a reunião realizada no Povoado Açuzinho, com a presença do Deputado Gustinho Ribeiro e lideranças locais. "Na oportunidade, reivindicações foram realizadas e serão levadas ao Governo do Estado. Agradeceu ao Secretário de Planejamento, Carlos da Brasília, e ao Secretário de Obras, Noel Souza, pela reforma de imóvel no qual funcionará o correio no Povoado Açu.

8.jpeg

O quinto orador, Alexsandro Dentinho, solicitou que seu requerimento seja novamente submetido à votação tendo em vista a falta de compreensão do que trata o requerimento. À parte, Fábio Frank afirmou que seu voto não foi fundamentado em motivos pessoais.

O sexto orador, JC, demonstrou indignação em relação ao posicionamento de Washington da Mariquita, e pela aprovação do projeto de lei sem que uma reunião fosse realizada conforme prometido pelo Presidente, em sessão.

Para finalizar, o Carlos Eduardo, expôs através de fotos, serviços realizados no Açu Velho e agradeceu à Secretaria de Obras pelo atendimento da sua solicitação.

Adicionar Comentário